Não é segredo ou novidade que os reservatórios de água que concentram as principais hidrelétricas do país estão sofrendo esvaziamento devido aos períodos de estiagem na maior parte do Brasil. E isso vem afetando todo o país há alguns anos.
Com isso, fica o questionamento: Qual a Importância dos Geradores de Energia para a Crise Hídrica no Brasil? Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto no artigo de hoje.
O QUE É UM GERADOR DE ENERGIA?
Um gerador de energia elétrica é uma máquina que utiliza a energia mecânica, química, solar ou de algum outro tipo para produzir a energia elétrica. Ou seja, é um sistema de transformação de uma energia em outro tipo energia.
E como funciona um gerador?
O funcionamento de um gerador depende do tipo de fonte de energia. Mas como assim?
Por exemplo, em geradores que utilizam combustão, é necessário utilizar o diesel ou gasolina, que quando for queimado, vai gera a energia mecânica para movimentar um ímã, que produz um campo magnético que, assim, gera a energia elétrica final.
Além do gerador a combustão, existem também outras fontes de energia, como o movimento do vento (eólica) ou os raios solares (solar).
CRISE HÍDRICA E GERADOR DE ENERGIA
Agora que você já sabe o que é um gerador de energia, qual será a relação entre a crise hídrica e geradores de energia?
Como já entendemos anteriormente, o gerador de energia é uma alternativa à energia proveniente de hidrelétricas. Assim, com as crises hídricas, a energia comum que utilizamos diariamente pode apresentar oscilações e falhas, e é aí que entra a utilização dos geradores.
Por isso, o gerador de energia se tornou um grande aliado e uma importante solução para manter a funcionamento normal de fábricas, hospitais, prédios corporativos, centros comerciais, entre outros segmentos, uma vez que atuam como backup em caso de lapsos ou oscilações no fornecimento da rede elétrica.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE UM GERADOR DE ENERGIA
Economia: o primeiro e principal ponto é o que mais agrada o orçamento das empresas e, por isso, chama atenção dos administradores. Em horários de pico, em que o uso da rede elétrica geralmente é intensificado e as concessionárias cobram um valor mais elevado, basta alimentar o sistema utilizando os geradores de energia e assim fugir de cobranças excessivas.
Segurança: com o uso dos geradores, os equipamentos de segurança, como sistema de alarme, detectores de fumaça e calor e hidrantes não têm seu funcionamento interrompido justamente quando precisam ser utilizados e não há abastecimento elétrico convencional.
Aumento de produtividade: com o uso de geradores não é necessário que a empresa reduza ou interrompa suas atividades durante os horários de ponta, o que prejudica sua produtividade.
Tecnologia: as máquinas são desenvolvidas com sistemas e componentes práticos e modernos, dessa forma, faz com que o funcionamento seja altamente confiável.
Funcionamento ininterrupto: essa é uma necessidade muito comum em locais como hospitais, centrais de monitoramento e afins, por exemplo, que não podem deixar de receber o abastecimento de energia elétrica um segundo sequer. O gerador de energia é fundamental.
Bom aproveitamento de combustível: os geradores mais modernos também apresentam uma autonomia eficiente, o que significa que o combustível dura por um maior tempo e, assim, resulta em um excelente rendimento.
SILMÁQUINAS
Tenha a tranquilidade para a sua empresa, conte com a Silmáquinas para compra e/ou locação do seu gerador de energia e outras máquinas. Ainda contamos com motores estacionários, rolos compactadores, empilhadeiras.
A Silmáquinas também dispõe de assistência técnica especializada, facilitando a manutenção do seu equipamento, e uma ampla variedade de implementos que podem ser utilizados na sua máquina, sempre buscando a versatilidade. Confira o nosso estoque!
Entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para atendê-lo! Vem ser Silmáquinas também!